Educação financeira para crianças: A importância de se ensinar aos filhos a serem generosos com sua mesada.
De acordo com o que a escritora inglesa Lauren Crosby Medlicott escreveu para a revista Parents, no artigo “Por que estou ensinando meus filhos a serem generosos com sua mesada”, economizar é valioso. Fica um recado importante sobre a necessidade de se trabalhar a educação financeira infantil além das tradicionais situações onde se parece estar brincando com dinheiro.
A autora escreve que embora seja sensato economizar dinheiro para emergências necessárias, armazenar cada centavo à custa da alegria e da generosidade pode ser exaustivo. Ela sempre procurou gastar com coisas absolutamente necessárias. Esses hábitos extremos de economia começaram a fazer parte da vida de seus três filhos, os ensinando a serem generosos com seu dinheiro.
Partilhar sobre a situação financeira da família, como, embora não temos um carro mais novo, um videogame mais atual, nós não lutamos por necessidades como comida, água e moradia. É uma forma de descrever nossa situação financeira, de modo que nossos filhos nunca duvidem de como são privilegiados por viver sem se preocupar com o básico.
Aprendendo economia eles têm a liberdade de gastar seu dinheiro com aquilo de que gostam, mas conscientemente. Tendo consciência de que não precisam de brinquedos novos toda a vez que forem ao supermercado, nem de toda guloseima que encontrarem à venda.
Mostrar para nossos filhos que podemos ajudar comunidades pobres também os conscientizam sobre o gasto desnecessário. Devemos discutir como ser mais generosos como família, a generosidade deve ser ensinada e incentivada desde pequenos, no intuito de “instalar” neles uma narrativa e um padrão de generosidade por muitos anos.
Sempre que houver oportunidade e o assunto dinheiro surgir, é o momento ideal para discutir como podemos continuar a ser generosos com nosso dinheiro, com perguntas do tipo: que presente poderíamos dar de aniversário para fulano? Há alguém que poderíamos ajudar dando dinheiro?