Aprenda como ajudar seus filhos a lidarem com seus hormônios.
Ser pais de adolescentes pode ser assustador e, como isso acontece mais cedo do que você pensa, é aconselhável se preparar para esse marco cedo, ou seja, enquanto sua filha estiver na pré-adolescência – ou antes que seus hormônios entrem em ação e a transformem em um alienígena.
De muitas maneiras, a ‘lacuna de gerações’ tornou-se a ‘lacuna de comunicação’. IGens (millennials que cresceram com smartphones, internet e mídia social) se comunicam de forma muito diferente de como suas mães faziam na mesma idade.
Tudo o que eles querem saber pode ser encontrado na internet. Mas embora a tecnologia e a inteligência artificial possam ter aumentado o conhecimento geral de sua filha, ela é humana, com necessidades humanas, e seu corpo foi programado para a reprodução. Sua cabeça estará cheia de perguntas sobre o que vai acontecer quando ela começar a crescer e a ter períodos. Como mãe dela (tia ou avó), você é a melhor pessoa com quem ela pode conversar.
O que é a fase entre a infância e a adolescência (Tweens) ?
Tweens = Junção dos termos “between” (entre algo) e “teen” (adolescente), algo como “quase adolescente”
Pense nesta fase como o “aquecimento” para a puberdade. Os adolescentes (de 10 a 13 anos) atingiram os dois dígitos, mas ainda não são adolescentes. Muito velhos para ser uma criança, muito jovens para ser um adolescente, os pré-adolescentes costumam ter dificuldade em se encaixar e não têm certeza de onde estão na hierarquia.
Os hormônios de um adolescente estão começando a zumbir, mas ainda não estão ativos. Eles estão curiosos sobre sexo, bebês e meninos.
Tweens se tornam mais abstratos e criativos em seu pensamento. De acordo com o Dr. J Giedd, chefe de imagens cerebrais no ramo de psiquiatria infantil do Instituto Nacional de Saúde Mental de Maryland, EUA – que estuda o comportamento de adolescentes há décadas – isso ocorre porque os neurônios (massa cinzenta do cérebro) atingem o pico quando as meninas estão 11 (meninos de 12 anos e meio). Depois disso, ele diminui à taxa de 0,7% ao ano até os 20 anos. Os neurônios controlam a percepção muscular e sensorial, como visão e audição, memória, emoções, fala, tomada de decisões e autocontrole. Ao mesmo tempo, as bainhas de mielina (que tornam as transmissões de sinais nervosos mais rápidas e eficientes) estão se espessando. Isso significa menos conexões, porém mais rápidas, no cérebro durante a puberdade. Essa pode ser uma das razões pelas quais os adolescentes estão prontos para fazer perguntas e questionar autoridade.
Os adolescentes começam a ter uma visão diferente do mundo ao seu redor e gostam de dominar novas habilidades. Embora às vezes não tenham certeza sobre as responsabilidades, eles preferem assumir responsabilidades. Eles estão começando a raciocinar logicamente e são capazes de pensar em situações simples.
O que sua filha quer saber
Sua filha quer saber como seu corpo vai mudar (não exatamente por quê), então dê a ela um sermão sobre hormônios, óvulos, esperma e sexo até (ou se) ela perguntar. Ela quer saber quando seu corpo vai mudar e o que fazer quando isso acontecer.
A pré-puberdade começa com mudanças hormonais, físicas, sociais e emocionais sutis. Demora cerca de dois anos para atingir a puberdade. Após a puberdade, levará mais dois anos até que ela tenha seu primeiro período (chamado menarca). Isso geralmente acontece por volta dos 11-13 anos, mas não é incomum que as meninas comecem a menstruar aos nove ou aos 16 anos.
As meninas adolescentes costumam ficar horrorizadas com a ideia de menstruar, usar sutiã, ter que lidar com pelos púbicos, espinhas e meninos. Esteja preparado para responder a perguntas embaraçosas em momentos inconvenientes. Mantenha as linhas de comunicação abertas com respostas simples, honestas e diretas.
Converse com sua filha sobre absorventes e menstruação. Mostre a ela como usá-los. Diga a ela que, embora ela possa pensar que está sangrando até a morte, ela perderá apenas cerca de 4 a 6 colheres de sopa de sangue nos poucos dias em que estiver menstruada. Ela precisa saber com que frequência deve trocar o absorvente. Dê dicas sobre onde guardar os absorventes, como trocá-los na escola e o que fazer ao visitar amigos ou sair no dia em que estiver menstruada.
Fonte: https://www.motherandchild.co.za/family-planning/teen/how-to-prepare-your-daughter-to-deal-with-her-hormones/