Atividades ao ar livre com os filhos: um exercício de liberdade.

Como podemos gerar liberdade e independência com segurança em nossos filhos mais jovens?

Meus filhos têm quatro anos e meio e logo estarão no jardim de infância. Tento dar-lhes o máximo de liberdade possível, sem colocá-los em risco. A liberdade para aprender e explorar é benéfica. Isso cria confiança enquanto eles aprendem sobre o mundo ao seu redor. A “paternidade de helicóptero”, termo utilizado para representar pais super protetores, pode fazer com que nossos filhos percam marcos importantes, como aprender a se vestir, por exemplo.

Quando meus filhos estão em um parque, deixo que brinquem sozinhos, a menos que precisem da minha ajuda. Dou-lhes a liberdade de andar na rua à minha frente, desde que permaneçam à vista e longe da estrada.

A liberdade, porém, nem sempre tem a ver com andar por aí. É também pensar por si próprios e fazer escolhas, como escolher as próprias roupas ou atividades. Nos restaurantes, eu deixo que eles escolham e façam seus próprios pedidos. Eles aprenderam a dizer “com licença” para chamar o garçom. Eles estão aprendendo a interagir com outras pessoas de todas as idades.

Dei aos meus filhos muita liberdade assim que eles puderam explorar nossos armários e desenhos como parte de suas brincadeiras. Eu me certifiquei de que não havia nada perigoso ou inseguro nesses espaços. Também fiz o possível para não dizer “não” o tempo todo, porque explorar e aprender é um comportamento essencial da criança.

Crianças livres de paternidade

Você pode começar a criar filhos ao ar livre quando seus filhos começarem a engatinhar. Claro, seu filho precisa de um ambiente seguro, mas é uma boa ideia dar-lhe espaço para vagar e explorar quando puder engatinhar, navegar e caminhar.

Incentive sua curiosidade. Siga-os e observe-os explorando algo que não é necessariamente um brinquedo, como um controle remoto. Nosso objetivo deve ser dar liberdade aos nossos filhos, caso contrário, atrapalharemos seu aprendizado. Baseamos quanta liberdade damos a eles, de acordo com sua idade e desenvolvimento.

Observe os sinais de que seu filho deseja mais independência. Algumas crianças de 2 anos querem se vestir sozinhas, então deixe-as, mesmo que demore um pouco mais. Algumas crianças de 3 anos querem escolher suas próprias roupas – então incentive-as a fazer isso, desde que elas sejam apropriadas. Dê a seus filhos espaço e supervisão para atingir marcos importantes. Não sou fã de deixar crianças pequenas viajarem sozinhas; seus filhos precisam da sua supervisão, mesmo que à distância, e o mais importante, eles precisam da sua proteção.

Mantenha o seu filho seguro à medida que ele cresce

Em breve, seu filho estará no jardim de infância; ensine-os a ficar seguros longe de você:

  1. Procure uma mãe com filhos. Ensine seu filho a procurar a mãe mais próxima com crianças se eles se sentirem inseguros. Estatisticamente, ela é a pessoa com maior probabilidade de ajudá-los.
  1. Capacite seus filhos. Dê-lhes permissão para serem rudes com um adulto se se sentirem ameaçados ou inseguros.
  1. Os adultos nunca pedem ajuda às crianças. Ensine-os a fugir se um adulto abordar seu filho pedindo ajuda, especialmente se isso envolver ir para um local diferente.

    Original em: https://www.health4mom.org/free-range-parenting-giving-kids-freedom/