Ciclos de ovulação e por que eles podem ser confusos

Ciclos de ovulação e por que eles podem ser confusos

Aprenda a calcular a ovulação com base na duração do seu ciclo menstrual.

Se você está tentando engravidar, provavelmente aprendeu dois fatos importantes sobre a concepção: 1) é mais provável que uma pessoa conceba perto da ovulação e 2) identificar a data da ovulação não é fácil. Isso porque a ovulação nem sempre acontece como um relógio, especialmente se você não tem um ciclo menstrual padrão de 28 dias. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre os ciclos de ovulação, com dicas para descobrir seus momentos de pico de fertilidade.

Seu ciclo e ovulação

Seu ciclo menstrual tem quatro fases: menstrual, folicular, ovulação e lútea. Cada um deles trabalha em conjunto para formar uma gravidez.

Fase Menstrual: Seu ciclo menstrual começa no primeiro dia do seu período. Como seu corpo não engravidou durante seu último ciclo, ele se desprende de seu revestimento uterino, junto com sangue e muco.

Fase folicular: “É aqui que os óvulos crescem dentro de um saco cheio de líquido chamado folículo”, diz Rashmi Kudesia, MD, ginecologista e especialista em endocrinologia reprodutiva e infertilidade da Houston Methodist e Houston IVF. Um hormônio chamado hormônio folículo-estimulante (FSH) está por trás da ação. O único ovo que se desenvolve mais plenamente (o ovo dominante) irá ovular na próxima fase, diz o Dr. Kudesia.

Fase de Ovulação: A ovulação acontece quando o ovário libera um óvulo maduro na trompa de Falópio. O ovo sobrevive apenas cerca de 12 a 24 horas no trato reprodutivo. No entanto, o esperma sobrevive na trompa de Falópio por até cinco dias – o que significa que uma pessoa tem maior probabilidade de conceber no dia da ovulação e cinco dias antes. (Em casos raros, o corpo libera mais de um ovo, o que pode levar a gêmeos fraternos).

A fase lútea: se o espermatozóide fertilizou o óvulo durante a ovulação, ele se liga ao revestimento uterino para formar uma gravidez. Caso contrário, o óvulo é reabsorvido no revestimento uterino e, posteriormente, eliminado com a menstruação da mulher. “A fase lútea se estende desde a ovulação até o próximo período ou um teste de gravidez positivo”, explica o Dr. Kudesia. “Em geral, a fase lútea dura consistentemente duas semanas.”

Como calcular seu ciclo de ovulação

Agora que você conhece as fases do seu ciclo menstrual, provavelmente está se perguntando quando acontece a ovulação. “A fase lútea geralmente dura cerca de 14 dias. Como essa parte do ciclo menstrual é bastante estável, podemos prever quando a ovulação ocorre subtraindo 14 dias do seu último período menstrual”, diz Staci Pollack, ginecologista da Divisão de Reprodução Endocrinologia e Infertilidade no Montefiore Health System. Em outras palavras, os indivíduos podem esperar ovular 14 dias antes do início do próximo período.

Dr. Pollack diz que descobrir a duração do seu ciclo (com um aplicativo de rastreamento ou diário de papel) pode ajudá-lo a prever a ovulação. Simplesmente pegue a duração do seu ciclo (28 dias, 27 dias, 30 dias, etc.) e subtraia 14 dias. aqui estão alguns exemplos:

  • Ciclo normal de 28 dias = a ovulação ocorre por volta do dia 14
  • Ciclo de 27 dias = a ovulação ocorre por volta do dia 13
  • Ciclo de 30 dias = a ovulação ocorre por volta do dia 16

Para aquelas com comprimentos de ciclo imprevisíveis , a janela de ovulação não será consistente. “Se seus ciclos duram entre 28 e 32 dias, você ovulará por volta do dia 14 ao dia 18”, explica o Dr. Pollack. Tenha em mente que as pessoas têm maior probabilidade de conceber no dia da ovulação e cinco dias antes.

Obviamente, a ovulação pode ser imprevisível e o conceito de “14 dias” nem sempre é preciso. Existem muitos métodos e ferramentas para ajudar as mulheres a calcular seus dias mais férteis. Isso inclui kits de previsão de ovulação (OPKs), monitores de fertilidade, leituras de temperatura corporal basal (BBT), monitoramento de muco cervical e muito mais. Confira este artigo para saber mais sobre as formas de calcular sua janela fértil.

Uma nota sobre ciclos de ovulação e períodos irregulares

Um ciclo menstrual “normal” dura de 21 a 35 dias. Períodos muito irregulares podem indicar que você não está ovulando regularmente. Consulte um ginecologista ou especialista em fertilidade se isso se aplicar a você.

 

https://www.parents.com/getting-pregnant/ovulation/ovulation-cycles-and-why-they-can-be-confusing/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *