Como avisar sobre sua gravidez no trabalho?

Por 

Querido chefe,

Sou um gerente intermediário de 39 anos e sempre fui abertamente ambivalente quanto à ideia de ter filhos. Acho que a maioria dos meus colegas já deve ter presumido razoavelmente que isso não está na minha lista de tarefas! Meu marido e eu não temos tentado, mas estamos cautelosamente abertos à ideia e não tentamos não , então … Recentemente, fiquei surpresa por ter um teste de gravidez positivo e estou começando a me sentir um pouco verde ao redor das guelras. Yay?

Supondo que tudo corra bem (estou ciente de que minha idade torna isso um tanto arriscado), quando e como posso contar às pessoas? Devo convocar uma reunião para contar a todos os meus subordinados diretos de uma só vez (isso parece egocêntrico e estranho), ou faço questão de contar às pessoas individualmente, ou apenas conto para o intrometido do escritório e deixo vazar de lá? E conto para meu próprio chefe antes ou depois de contar meus relatórios?

Para tornar as coisas um pouco mais estranhas, meu chefe e eu brincamos e nos unimos no passado sobre as alegrias de não ter filhos (ela está na casa dos 40 anos e também não tem filhos), então há uma pequena parte de eu que pensa que pode parecer uma traição que estou quebrando nosso pequeno clube (isso certamente está na minha própria cabeça – ela é uma pessoa gentil e razoável).

Quaisquer outras idéias sobre o momento ou etiqueta de fazer essas divulgações, quando chegar o momento apropriado, serão apreciadas!

Parabéns!

Alguns princípios básicos: espere até o segundo trimestre (a menos que você não possa – mais sobre isso em um minuto), conte primeiro ao seu chefe e depois à sua equipe, e não sinta que precisa ter seus planos de licença-maternidade gravados em pedra quando você faz.

Vamos examinar um por um.

1. Espere até o segundo trimestre, a menos que não seja possível.

A maioria das mulheres espera para anunciar sua gravidez no trabalho até o primeiro trimestre, simplesmente por causa do risco de aborto espontâneo durante esse período. Você também pode ter outros motivos pelos quais deseja esperar – por exemplo, se você está esperando um aumento ou uma promoção, pode preferir esperar que isso aconteça antes de fazer o anúncio. É ilegal para seu empregador levar em consideração sua gravidez em aumentos e promoções, mas isso não significa que isso não aconteça, mesmo inconscientemente, e é legítimo decidir que você não quer se perguntar se isso afetou o pensamento de seu chefe.

No entanto, em alguns casos, pode fazer sentido contar mais cedo. Se você está tendo um enjôo matinal particularmente terrível, por exemplo, pode tornar sua vida mais fácil dizer discretamente a ela o que está acontecendo (enquanto pede a ela que guarde isso para si por enquanto).

2. Diga primeiro ao seu chefe.

Em geral, você deve informar seu chefe antes de anunciar sua gravidez a outros colegas. Como sua licença-maternidade afetará seu trabalho e sua equipe, seu chefe tem um interesse legítimo em ouvir isso de você primeiro, e não por meio de boatos. Além disso, se você contar a outras pessoas primeiro e a notícia começar a se espalhar, seu chefe pode se sentir constrangido de perguntar sobre isso, mas igualmente desconfortável por não poder começar a planejar sua ausência.

Se você trabalha no mesmo escritório, converse com seu chefe pessoalmente. (Caso contrário, um telefonema está bom.) Quando você fizer isso, seja breve! Digamos que você tenha boas notícias, faça o anúncio e compartilhe sua data de vencimento. Ajuda se você estiver pronto para discutir suas ideias preliminares sobre quando poderá iniciar e encerrar a licença maternidade e a cobertura enquanto estiver fora, mas não precisa abordar todos os detalhes nesta fase – ainda há muito tempo para planejar e não há problema em não ter certeza de seus planos ainda.

Você diz que sua chefe é uma pessoa gentil e razoável, então, mesmo que ela esteja um pouco desapontada porque vocês dois não serão mais capazes de se unir por não terem filhos, ela provavelmente saberá que deve guardar isso para si mesma. Se ela disser algo estranho, estranho ou impensado, você pode simplesmente responder: “É definitivamente uma grande mudança, mas estamos muito animados!” Essa é uma boa maneira de fazer com que ela se lembre de que se trata de uma notícia positiva e que o contrato social exige que ela reaja de acordo. (Se ela disser algo estranho sobre isso mais de uma vez, é um problema diferente e você pode precisar resolver de frente. Mas, como ela é gentil e razoável, espero que não seja o caso.)

3. Logo em seguida avise sua equipe.

Você está certo ao dizer que não deve convocar uma reunião especial apenas para anunciar sua gravidez, mas você tem uma reunião de equipe semanal ou qualquer outro horário agendado regularmente quando se reúne com todos os seus subordinados diretos? Nesse caso, é a ocasião perfeita para anunciá-lo. Pode ser tão simples quanto dizer: “Tenho algumas novidades pessoais para compartilhar. Estou grávida e com parto previsto para o final de julho. Nas próximas semanas, terei mais informações para compartilhar sobre minha licença-maternidade e o plano de cobertura, mas por enquanto eu só queria compartilhar as novidades. ”

Se você não tem reuniões regulares com toda a sua equipe e não há um lugar óbvio para fazer isso, você pode dizer isso em um e-mail da equipe (se isso não for estranho na cultura da sua empresa) ou pode dizer às pessoas individualmente. Mas se você contar a eles individualmente, certifique-se de falar com todos eles dentro de um ou dois dias, para que você não tenha uma situação em que algumas pessoas saibam e outras não, rumores começam a circular e as pessoas que você conhece. Eu disse para começar a se perguntar por que você não compartilhou a notícia com eles.

4. Tudo bem se seus planos ainda não estiverem gravados em pedra.

Se você ainda não tem certeza de quais são seus planos em relação à licença-maternidade, é normal dizer que ainda está tentando resolver as coisas. Obviamente, você não pode continuar dizendo isso para sempre – você vai querer ter um plano pelo menos dois meses antes da data de vencimento. (E certifique-se de verificar todos os prazos oficiais relacionados à configuração de sua licença parental.)  Mas é absolutamente normal fazer seu anúncio inicial sem um memorando de transição detalhado em mãos.

Além disso, se você estiver pensando em não voltar ao trabalho depois que sua licença maternidade terminar, é melhor continuar como se estivesse retornando, a menos que tenha 100% de certeza de que não voltará. As coisas mudam, e é muito mais difícil anunciar que você vai ficar em casa por tempo indeterminado e depois mudar de ideia do que mudar de ideia na outra direção (planejando ficar, mas depois anunciando perto do final de sua licença que você não estar voltando).

Fonte: https://www.thecut.com/article/how-to-announce-pregnancy-at-work.html#_ga=2.38362659.1091511866.1632852553-1861046597.1632852553