Dentição infantil: é possível criar um filho sem cáries?
Embora você possa se arrepiar com a ideia de sentar-se na cadeira do dentista, os exames semestrais para prevenir uma cárie não precisam levar seu filho à boca.
Debra Glassman, DDS, da Glassman Dental Care na cidade de Nova York diz que a prevenção é a chave.
“Comece cedo e estimule bons hábitos. Quando os pais dão um bom exemplo, isso promove a saúde bucal da família. Comece jovem no caminho para ficar sem cáries pelo resto da vida.”
Noções básicas de dentes para bebês
A saúde bucal é importante para todas as idades – incluindo as crianças cujos botões dentais ainda estão presos nas gengivas! “Passe um gel contendo xilitol nas gengivas do seu bebê para matar as bactérias causadoras de cáries”, diz Glassman. “Massagear as gengivas é bom para o bebê e estimula o fluxo sanguíneo.” Limpe as gengivas do bebê após cada alimentação.
Evite a cárie dentária – e evite o risco de asfixia – nunca colocando o seu bebê mais velho com uma mamadeira durante a noite ou cochilos, ou substituindo a chupeta por uma mamadeira. “Leite ou restos de comida alimentam bactérias na boca, levando à decomposição”, diz Glassman. As cáries também podem ser contagiosas: “Nunca limpe a chupeta do bebê colocando-a na própria boca – isso apenas transfere bactérias”, ela aconselha. Em vez disso, mantenha uma garrafa de água próxima para enxágues rápidos.
Dentes de criança saudáveis
Os dentes de leite começam a surgir por volta dos 4-6 meses, e todos os 20 aparecem quando seu filho faz 3 anos. Muitos pais normalmente consultam-se com um odontopediatra quando os primeiros dentes começam a aparecer.
Ir ao dentista cedo e ter uma experiência positiva contribuem muito para uma boa saúde bucal no futuro.
Mesmo que seu filho vá perder seus dentes de leite, eles ainda precisam de cuidados adequados. “Sem uma boa higiene bucal, os dentes podem se deteriorar e cair precocemente, causando amontoamento”, explica Glassman. “Dentes de bebê saudáveis levam a dentes permanentes saudáveis.” Mesmo quando os dentes de leite começam a aparecer, use uma escova macia e fria para facilitar a dentição; uma vez que eles estejam totalmente emergidos, fio dental! Muitos dentistas pediátricos agora também recomendam selantes para proteção extra contra cáries.
Além dos dentes de bebê
A maioria das crianças começa a ter dentes permanentes por volta dos 6 anos de idade e quase todos eles – exceto os dentes do siso – aos 13 anos. “Crianças e adultos devem ir ao dentista a cada 6 meses, ou duas vezes por ano”, diz Glassman. Escovar duas vezes e usar fio dental uma vez por dia é vital, mas ela também recomenda escovar após cada refeição, sempre que possível. Se você não tem acesso fácil à sua escova, a garrafa de água é sua amiga: “Basta tomar um gole, passar e engolir para remover qualquer resíduo de seus dentes”.
Higiene bucal na gravidez
Antes de seu bebê nascer, é importante proteger sua saúde bucal, pois a falta de higiene tem sido associada a baixo peso ao nascer, parto prematuro e pré-eclâmpsia. Converse com seu médico sobre quaisquer procedimentos odontológicos de que você possa precisar durante a gravidez e sempre escove delicadamente, pois suas gengivas podem estar doloridas e mais suscetíveis a sangramento.
Substitua as escovas de dente pelo menos a cada 3 meses ou após uma doença: As bactérias podem permanecer muito depois de você ou seu filho começarem a se sentir melhor.
Boa alimentação e fio dental
Evite lanches açucarados e carboidratos simples para manter uma boca saudável, pois eles se decompõem rapidamente em glicose, alimentando as bactérias que causam cáries. “Batata frita pode ser tão prejudicial quanto alcaçuz! Frutas e vegetais são ótimos, assim como queijo; é macio para mastigar e remove a placa com cuidado ”, diz o Dr. Glassman.
Original em: https://www.health4mom.org/can-raise-cavity-free-child/