Filhos estressados: o que podemos fazer para ter uma casa mais calma e tranquila?

Filhos estressados: o que podemos fazer para ter uma casa mais calma e tranquila?

O ano passado aumentou o estresse e a ansiedade para a maioria das famílias. Felizmente, você pode tomar medidas para ser o campeão da calma em casa, ensinando a seus filhos habilidades importantes que o ajudarão agora e no futuro. Emily Edlynn, Ph.D., psicóloga clínica em consultório particular, especializada no trabalho com crianças e adolescentes, explica como.

Ela tem três filhos com 5, 4 e 9 meses. Meu filho do meio parecia muito estressado no último ano letivo, frequentemente reclamando de dores de estômago e de cabeça e tendo problemas para dormir. Ela também tem uma explosão de raiva quando sente o pânico chegando. Não apenas quero ajudá-la com seu estresse, mas também tenho preocupações de que isso esteja afetando meu bebê, já que ele está sempre perto dela. Como posso ajudar a aliviar a ansiedade em minha família e criar uma casa mais calma?

ESTRESSADO

Eu garanto que você não está sozinho em precisar de uma casa mais calma, especialmente depois deste último ano de criação de filhos no que parecia ser um filme distópico. As crianças ainda estão se recuperando. Ainda estamos cambaleando. E não acabou. O estresse comunitário dos últimos 18 meses afetou todos os pais solteiros e crianças que conheço, pois as famílias enfrentaram os desafios mais significativos da vida familiar moderna.

Com três filhos menores de seis anos, você não precisava de uma pandemia para uma família estressante! Agradeço sua ajuda porque, por mais inatingível que a calma possa parecer em meio ao caos, é muito importante para o bem-estar de todos. Vamos dividir em duas partes: como você pode ajudar seu filho do meio e o que você pode fazer em geral para conseguir uma família e um lar menos estressados.

Sinais de estresse em crianças

Frequentemente, separamos os sintomas físicos e emocionais em dois processos diferentes que estão interligados, o processo biológico e o psicológico. As crianças tendem a desenvolver dores de cabeça e de estômago quando estressadas, especialmente quando ainda estão desenvolvendo habilidade para entender as emoções e como melhor expressá-las.

Problemas para dormir e momentos de raiva também são sinais de que a criança está excedendo sua capacidade de lidar com a situação. Por ser tão jovem, ela precisa que adultos ao seu redor estejam mais calmos para se acalmar. Tente encontrar estratégias calmantes que funcionem para ela e faça-as com ela quando possível. Ela se tornará mais independente com o tempo.

Stress e a família

Os bebês são os mais afetados pelo estresse de seus cuidadores principais e como isso pode atrapalhar a capacidade de resposta dos cuidadores. Ficar o mais calmo possível com ele é um amortecedor significativo para o impactos das fortes emoções de seus irmãos, se for o caso.

Passos para uma casa mais calma

Você e qualquer outro adulto na casa dão o tom da casa, então seu nível de calma deve ser prioridade. O primeiro passo é considerar o que você precisa para gerenciar com mais eficácia seus próprios níveis de estresse como pai. Além de priorizar o alívio do estresse, você pode ver esse momento desafiador como uma oportunidade de implementar estratégias e sistemas para toda a família que ensinam como valorizar e sentir calma.
Procure fazer atividades tranquilas em família, explique a seus filhos como acalmar nossos corpos pode nos ajudar a lidar melhor com grandes sentimentos, além disso, pode nos ajudar a dormir melhor e a nos sentir menos preocupados em geral.

Observação após a calma

Após seguir essas dicas, note em seu filho se houve uma diminuição nas dores de cabeça e de estômago, problemas para dormir, caso não tenha notado mudanças, pode ser necessário recorrer a um profissional.

Limite

Eu sei que pode ser difícil acreditar que fica mais fácil quando está nas trincheiras de cuidar de crianças pequenas, mas fica. Esta é uma temporada de paternidade que pode parecer durar uma vida inteira, até que termine, e então parece que foi há uma vida inteira atrás. Nesse ínterim, para ajudá-lo a prosperar em vez de mal sobreviver, almejar uma casa mais calma e menos estressada é uma meta valiosa que pode ter uma recompensa para pais e filhos que realmente dura para o resto da vida.