Lip Tie em bebês: o que os pais precisam saber
Lip Tie em bebês: o que os pais precisam saber
Embora os laços labiais infantis sejam geralmente inofensivos, eles podem levar a problemas com alimentação e ganho de peso. Saiba mais sobre como diagnosticar e tratar laços labiais.
Você pode ter ouvido falar de “língua presa “, mas você já ouviu falar de um lábio amarrado? Para alguns bebês – e crianças pequenas – os laços labiais podem apresentar desafios para a amamentação . Outros podem ter problemas para ganhar peso, particularmente em/com casos graves. A boa notícia é que, na maioria dos casos, os laços labiais não são perigosos. Eles são bastante simples: diagnosticar e tratar. No entanto, se você está preocupado com seu filho, é importante aprender tudo o que puder sobre essa condição.
Continue lendo para saber mais sobre laços labiais em bebês e crianças pequenas.
O que é uma gravata labial?
“Os laços labiais ocorrem quando o tecido (frênulo) que conecta o lábio superior às gengivas é muito curto ou apertado”, diz Leah Alexander, MD FAAP, pediatra credenciada em Nova Jersey. “Isso torna difícil para um bebê mover o lábio para cima e para baixo, o que pode causar problemas de alimentação, fala, higiene bucal e até saúde bucal. Os laços labiais são mais comuns em recém-nascidos do que em crianças mais velhas”.
De acordo com a Biblioteca Cochran, os laços labiais ocorrem em 4 a 11% dos recém-nascidos, tornando-os relativamente comuns. 1 Embora os laços labiais não sejam tão bem estudados quanto os laços linguísticos, acredita-se que a causa dos laços labiais possa ser hereditária.
“O que acontece é que, por volta de 12 semanas de gestação, o tecido mole nessa área começa a diminuir”, explica Christine Miroddi Yoder, MA, CCCSLP, CLSE, fonoaudióloga e educadora e apoiadora certificada de lactação. “Com laços de lábio e língua, esse tecido mole permanece. Não é nada que o pai tenha feito de errado, e ainda não sabemos por que, em alguns casos, o tecido recua e em outros não.”
Quais são os sinais e sintomas de uma gravata labial?
A maioria dos laços labiais infantis são descobertos se/quando o bebê luta para travar durante a amamentação, mas também há outros sinais.
Sinais de uma gravata labial no bebê
- Dificuldade em pegar o peito
- Dificuldade em respirar ao tentar se alimentar
- Ficar desgastado ou cansado pelo esforço de tentar se alimentar
- Lento ou nenhum ganho de peso
- Gassiness, agitação e/ou cólica
Os pais que amamentam podem perceber que seus seios ainda parecem ingurgitados após a mamada porque o bebê não consegue pegar ou sugar adequadamente. Infelizmente, o ingurgitamento pode levar a dutos bloqueados e mastite, que pode ser crônica quando o bebê não consegue esvaziar o leite materno. Às vezes, a alimentação com mamadeira pode ajudar a aliviar os sintomas, mas os pais devem avaliar seus filhos se o lacre os impedir de se alimentar.
Os laços labiais afetam a linguagem?
Embora alguns acreditem que os laços labiais e linguísticos afetam a linguagem, a verdade é que ninguém sabe ao certo. Como os distúrbios da articulação e os laços labiais e linguísticos são comuns em crianças, não é surpreendente vê-los frequentemente co-ocorrendo. Mas correlação não é o mesmo que causalidade.
“Este é um assunto polêmico entre os fonoaudiólogos”, diz Jessica Austin, MA, fonoaudióloga CCC-SLP do Waldo County General Hospital em Belfast, Maine. “Há evidências de que língua presa (com ou sem lábio preso) pode causar ou contribuir para problemas de alimentação e deglutição, mas não há evidências de que língua presa (com ou sem lábio amarrado) cause problemas de articulação ou fala. “
Austin explica que os sons da fala exigem pouco movimento da ponta da língua. “Você pode experimentar em casa; /t/, /d/ e /n/ requerem que você toque a ponta da língua no céu da boca”, diz ela. “Isso pode ser feito com muito pouco movimento da língua. /S/ e /z/ também exigem elevação da ponta da língua, mas a elevação necessária é mínima.”
Diagnóstico e Tratamento
Se você notou problemas de pega, sucção e alimentação, especialmente se o ganho de peso for lento, consulte um pediatra. Eles podem encaminhá-lo a um dentista pediátrico para um exame oral. No dentista pediátrico, você provavelmente será questionado com que frequência seu filho se alimenta, se ele cuspiu ou engasgou durante a alimentação e que tipo de sons seu bebê ao sugar ou engolir, como clicar.
Infelizmente, nem todas as crianças serão diagnosticadas adequadamente. De acordo com a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA) , os laços labiais muitas vezes não são detectados porque a maioria dos exames infantis não inclui um exame do lábio superior ou do frênulo.
“Lábios e laços de língua são muitas vezes perdidos ou descartados”, diz o Dr. Yoder. “Mas eles podem resultar em uma deglutição incorreta, chamada de engolir com a língua. Isso pode diminuir a pressão na boca e causar problemas orais. Também pode exigir que os indivíduos precisem de tratamento ortodôntico.”
Se não forem tratados, os laços labiais podem afetar negativamente a saúde bucal, causando um espaço entre os dentes da frente, cáries e outros problemas. Os laços labiais também podem levar a problemas de saúde futuros na idade adulta, como a apneia do sono. Quanto mais cedo uma criança for diagnosticada, maiores serão suas chances de evitar problemas dentários e de saúde.
Dito isto, ter um laço labial não é garantia de que uma criança terá problemas de saúde relacionados. “Os laços não afetam a todos da mesma forma”, diz o Dr. Yoder. “Só porque duas pessoas têm laços não significa que seus problemas serão os mesmos. Uma pode ter problemas graves de refluxo e alimentação, e a outra pode não ter nenhum problema com a alimentação, mas pode desenvolver apneia do sono quando adulta.” Em caso de dúvida, consulte um pediatra e/ou especialista em cuidados pediátricos.
Corrigindo uma gravata labial
Felizmente, corrigir um lábio ou língua presa é relativamente simples. As crianças podem ter o procedimento feito em qualquer idade, incluindo a infância. Um profissional treinado, geralmente um odontopediatra ou cirurgião, completa a correção cortando o nó com laser ou tesoura. Leva menos de um minuto para ser concluído e é indolor, graças ao entorpecimento do tecido mole antes do médico começar.
Quando chamar um médico
Se você acha que seu bebê tem lábio ou língua presa, procure um pediatra para uma triagem. Para aqueles que se sentem ansiosos com os laços, especialmente se estiver com dificuldade para se alimentar, lembre-se de que os laços podem ser facilmente diagnosticados e tratados.
“A mídia social levou muitos pais a se preocuparem com os laços de boca e língua, mas se você estiver preocupado, em vez de tentar se autoavaliar ou se autodiagnosticar, procure um profissional que tenha sido treinado na avaliação e cuidado de uma criança com tecidos orais amarrados”, diz Kelly Fradin, MD, diretora de pediatria do Atria Institute na cidade de Nova York e autora de Advanced Parenting: Helping Children Through Diagnoses, Differences, and Mental Health Challenges . “Especificamente, ver fotos online não ajudará você a diagnosticar seu filho, porque o que importa é a função dinâmica e o movimento da língua e dos lábios, e não a aparência dos tecidos”.
https://www.parents.com/lip-tie-baby-what-parents-need-to-know-7104277