Pesquisadores descobrem possível causa da síndrome da morte súbita infantil
Se você é pai ou mãe, provavelmente já ouviu histórias de horror de famílias que perderam bebês durante o sono, uma causa de morte conhecida como síndrome da morte súbita infantil (SMSI). A sigla representa o pior pesadelo de todos os pais e levou muitas famílias a procurar ferramentas para ajudá-los a evitá-lo. Mas uma nova pesquisa revela que a causa pode estar fora de nosso controle – pelo menos por enquanto. De acordo com um estudo de maio de 2022 , um marcador bioquímico pode realmente ser a chave para desvendar a misteriosa causa por trás da SMSL.
“Eles [pesquisadores] descobriram que a atividade da enzima butirilcolinesterase (BChE) era significativamente menor em bebês que morreram de SMSI em comparação com bebês vivos e outras mortes infantis não SMS”, explica um artigo no BioSpace , o hub digital para notícias de ciências da vida . BChE desempenha um papel importante na via de excitação do cérebro, explicando por que a SMSI ocorre normalmente durante o sono”.
Claro, esta notícia é inovadora – mas o estudo teve suas limitações e as descobertas ainda são apenas uma peça do quebra-cabeça. Durante anos, os pais daqueles que morreram por SMSI procuram respostas, perguntando-se se fizeram algo errado. Embora os pais ainda devam continuar a tomar precauções, como colocar bebês de costas quando dormem e manter brinquedos e cobertores fora de seus berços, esta pesquisa pode ajudar a identificar quais bebês correm mais risco de SMSI e ajudar a evitá-lo.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre SIDS, desde o que é até o que as pesquisas mais recentes mostram.
O que é SIDS?
A síndrome da morte súbita infantil (SIDS) é definida pela Academia Americana de Pediatria (AAP) como uma morte infantil que não pode ser explicada após uma investigação completa do caso, incluindo uma investigação de cena, autópsia e revisão da história clínica. Devido à natureza repentina e inexplicável da SMSL, é uma preocupação e preocupação comum para os pais.
Quantas crianças morrem de SMSI a cada ano?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), há cerca de 3.400 mortes súbitas inesperadas de bebês nos EUA a cada ano. Algumas dessas mortes são devido a SMSI. Alguns são devidos a estrangulamento acidental e asfixia, e outros são o resultado de causas desconhecidas.
Quais são os sintomas da SMSI?
“Infelizmente, não há sintomas anteriores de SMSI”, diz William Mudd , DO, pediatra da Cleveland Clinic Children’s. No entanto, “a maioria dos bebês terá menos de 6 meses de idade e será encontrada sem resposta, fria ou com mudanças de cor cinza e azul escura depois de dormir”, diz Melissa Manrique, MD, hospitalista pediátrica do Lurie Children’s em Hospital Central de Medicina do Noroeste DuPage.
De acordo com um estudo , a sudorese também pode ser um sintoma de SMSI nos dias e semanas anteriores à morte infantil.
O que causa SIDS?
Embora os pesquisadores acreditem há muito tempo que defeitos cerebrais , fatores biológicos e/ou componentes ambientais desempenhavam um papel na síndrome da morte súbita infantil, a causa aludia a muitos. Novas pesquisas divulgadas em maio de 2022, no entanto, podem ajudar a apontar uma causa potencial de SMSI.
“Os bebês têm um mecanismo muito poderoso para nos avisar quando não estão felizes”, disse o pesquisador principal Dr. Carmel Harrington à Rede de Hospitais Infantis de Sydney . “Normalmente, se um bebê é confrontado com uma situação de risco de vida, como dificuldade para respirar durante o sono porque está de bruços, ele vai acordar e chorar. O que esta pesquisa mostra é que alguns bebês não têm essa mesma resposta de excitação.” Esse déficit reduz a capacidade do bebê de acordar, causando vulnerabilidade à SMSL.
Como a SMSI pode ser prevenida?
Embora não haja atualmente uma causa conhecida de SMSI, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam que os pais e cuidadores tomem as seguintes medidas para ajudar a reduzir o risco de SMSI do bebê :
- Sempre coloque seu bebê de costas para dormir (mesmo para cochilos) em uma superfície plana coberta com um lençol com elástico
- Evite colocar cobertores, travesseiros, pára-choques ou brinquedos no berço ou berço do seu bebê
- Mantenha o berço ou berço do seu bebê no mesmo quarto onde você dorme até que ele tenha pelo menos 6 meses de idade (idealmente até que ele tenha 1 ano de idade)
- Não cubra a cabeça do seu bebê nem permita que ele fique muito quente enquanto dorme (você pode verificar se há suor ou sentir o peito)
Levando as coisas um passo adiante, em 16 de maio, o presidente Joe Biden sancionou uma nova legislação – a ” Lei de sono seguro para bebês de 2021 ” – que proíbe a fabricação e venda de protetores de berço ou travessas inclinadas para bebês.
E agora, com base nas novas descobertas do estudo, a SMSI pode um dia ser uma coisa do passado. Pode haver uma maneira de prevenir a SMSI – ou, em outras palavras, pode haver uma cura.
“Agora que sabemos que a BChE está envolvida, podemos começar a mudar o resultado para esses bebês e tornar a SMSL uma coisa do passado”, acrescentou o Dr. Harrington. “Esta descoberta representa a possibilidade de identificação de crianças em risco de SIDS antes da morte e abre novos caminhos para futuras pesquisas em intervenções específicas”.