PSA: A ciência diz que é totalmente normal ter filhos depois dos 35 anos
PSA: A ciência diz que é totalmente normal ter filhos depois dos 35 anos
Embora das à luz depois dos 35 anos possa apresentar um risco maior de certas complicações, a maioria das pessoas terá gestações tranquilas e bebês saudáveis. Aqui está o que a ciência diz.
É verdade que as grávidas com mais de 35 anos são rotuladas como tendo “idade materna avançada. Mas, apesar do equívoco comum, elas ainda podem ter gestações tranquilas e bebês saudáveis.
“É normal se preocupar com a gravidez em idade avançada, mas as mulheres com 35 anos geralmente são saudáveis e podem ter filhos”, diz Juli Fraga, Psy.D. , uma psicóloga de São Francisco especializada em saúde reprodutiva. “Mesmo com problemas de fertilidade, existem muitas maneiras de ajudar as famílias a terem filhos, por meio de fertilização in vitro, doação de óvulos ou barriga de aluguel”, acrescenta ela.
Isso vai contra a velha mensagem cultural de que pessoas com mais de 35 anos não devem mais ter filhos, o que não é verdade na maioria dos casos. “Essa ansiedade pré-gravidez sobre o fim da fertilidade é mais uma preocupação do que uma realidade”, tranquiliza o Dr. Fraga. Além disso, a gravidez após os anos reprodutivos de pico apresenta um risco maior de complicações, variando de pré-eclâmpsia a aborto espontâneo, mas a medicina moderna pode ajudar as pessoas a superar muitos problemas.
É comum ter filhos depois dos 35 anos
Os pais biológicos estão adiando o nascimento de filhos para idades mais avançadas, o que é uma tendência que provavelmente continuará. De acordo com um estudo , a faixa etária de nascimento mais rápido que se torna mãe é a dos “acima de 35 anos”.
O Pew Research Center aponta que a idade das pessoas que dão à luz aumentou desde a década de 1990. De fato, “a idade média em que as mulheres se tornam mães nos EUA é de 26 anos, acima dos 23 em 1994”, de acordo com o think tank. “Em 1994, mais da metade (53%) das mulheres na faixa dos 40 anos se tornaram mães aos 24 anos; em 2014, essa parcela caiu para 39%”.
Ter filhos depois dos 35 é seguro
Um dos maiores medos em torno de gestações com “idade materna avançada” é a segurança. E embora seja verdade que conceber depois dos 35 anos apresenta um risco aumentado de complicações – como pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, anormalidades cromossômicas e até mesmo aborto espontâneo ou natimorto – muitas pessoas dão à luz bebês saudáveis.
Você pode tomar medidas para aumentar suas chances de uma gravidez saudável. De acordo com a Cleveland Clinic , isso inclui comer de forma nutritiva, manter uma rotina regular de exercícios, não fumar, gerenciar problemas médicos e passar por exames e testes de diagnóstico recomendados. Se sua gravidez for considerada de alto risco, seu médico irá monitorá-la adequadamente.
E aqui está outra boa notícia: de acordo com um estudo publicado em dezembro de 2021 no JAMA Health Forum , gestantes que acabaram de completar 35 anos experimentam melhores resultados gerais de pré-natal e gravidez do que as grávidas mais jovens. Isso pode ser em parte porque as pacientes mais velhas recebem mais atenção durante a gravidez, graças à idade materna avançada.
Pais mais velhos podem viver mais
O New England Centenarian Study, em andamento , diz que as pessoas que deram à luz depois dos 40 anos tinham quatro vezes mais chances de viver até os 100 anos do que aquelas que tiveram filhos antes. Eles citam uma pesquisa publicada na Nature , que afirma que “a capacidade de ter filhos na quinta década pode ser um marcador de envelhecimento lento e subsequente capacidade de alcançar longevidade extrema”. Talvez haja alguma verdade no ditado de que ter filhos mantém você jovem!
A felicidade também pode desempenhar um papel. Em um relatório publicado pelo Sage Journals , os pesquisadores analisaram os dados de três estudos e descobriram que os pais ficam felizes em ter filhos. O estudo conclui que “os pais (e especialmente os pais) relatam níveis relativamente mais altos de felicidade, emoção positiva e significado na vida do que os não-pais”.
Dar à luz depois dos 35 pode torná-lo mais inteligente
A gravidez pode ser um passeio selvagem para o corpo humano, e é fácil pensar que os efeitos duradouros podem ser limitados a estrias ou ganho de peso. Mas, como se vê, o aspecto hormonal pode ter alguns impactos surpreendentes mais tarde na vida.
Um estudo publicado no Journal of the American Geriatrics Society descobriu que as pessoas que tiveram filhos podem se beneficiar dos hormônios que inundam o corpo e o cérebro durante a gravidez. Especificamente, “a última gravidez após os 35 anos foi positivamente associada à memória verbal” mais tarde na vida.
Longe vão os dias em que era considerado inédito para os pais terem filhos depois dos 35 anos. Com apoio e cuidados médicos adequados, pais de qualquer idade têm todos os motivos para acreditar que podem ter bebês saudáveis.
https://www.parents.com/getting-pregnant/age/pregnancy-after-35/psa-its-totally-fine-to-have-babies-after-35-science-backs/