Quando os bebês sentam?
Quer saber quando seu pequeno munchkin está pronto para se sentar sozinho? Saiba mais sobre este importante marco e como ele melhora o desenvolvimento físico.
A importância de sentar
Sentar-se permite que os bebês sejam mais independentes e explorem seu ambiente de novas maneiras, diz Sheryl Pitner, MD, professora assistente de pediatria no Centro Médico da Universidade de Nebraska. Ele também preenche o caminho para outros marcos importantes, como iniciar sólidos , engatinhar, ficar em pé e caminhar. Continue lendo para saber mais sobre quando os bebês começam a se sentar, com dicas para ajudar seu filho a atingir o marco.
Como Sentar-se Ajuda o Desenvolvimento
As habilidades motoras grossas do seu bebê entram em jogo enquanto ele está aprendendo a sentar. Para realizar a tarefa, eles precisam ter músculos fortes no pescoço, ombros, estômago, costas e quadris, diz Jean Moorjani, MD, pediatra do Arnold Palmer Hospital for Children, em Orlando. À medida que seu bebê se torna eficiente em usar as mãos para interagir com o ambiente enquanto está sentado, o desenvolvimento de habilidades motoras finas também começará.
Além disso, “sentar-se com o mínimo de apoio significa que o bebê tem o controle muscular adequado necessário para fazer a transição de uma dieta líquida de leite materno ou fórmula para alimentos sólidos”, diz o Dr. Moorjani. Um bebê não pode se mover para alimentos sólidos a menos que seja capaz de se sentar ereto e segurar a cabeça e o pescoço , o que ajuda a evitar asfixia.
Quando os bebês começam a sentar?
Normalmente, os bebês aprendem a sentar entre 4 e 7 meses, diz o Dr. Pitner. Mas não tente apressar. De acordo com o pediatra Kurt Heyrman, MD, seu bebê deve ter algumas grandes habilidades motoras específicas antes de tentar esse marco – como a capacidade de manter o pescoço erguido e manter algum equilíbrio.
Preparando-se para Sentar: Hora da Barriguinha
Seu bebê precisa de um bom controle da cabeça para se sentar, e a melhor prática é ficar de bruços . No começo, seu bebê pode não gostar de ficar de bruços, mas é muito importante continuar tentando. Você pode facilitar isso colocando-os em seu peito com a barriga para baixo e o rosto olhando para você.
Enquanto seu filho estiver de bruços, converse com ele, interaja com ele e coloque alguns brinquedos fora de seu alcance para que ele tenha um motivo para olhar ao redor, diz o Dr. Pitner. À medida que passam mais tempo de bruços, eles desenvolvem músculos minúsculos, ficam mais fortes e são capazes de se levantar ainda mais do chão – até que um dia eles estarão sentados eretos por conta própria! Dito isso, o Dr. Heyrman adverte: “Certifique-se de que eles estejam de bruços apenas quando estiverem acordados e quando você estiver na sala para supervisioná-los”.
Preparando-se para sentar: desenvolvimento muscular
Em geral, os músculos dos bebês se fortalecem da cabeça aos pés, então, depois que os músculos do pescoço ganharem força, a parte superior das costas e a parte inferior das costas virão a seguir. Você saberá que esses músculos estão ficando mais fortes quando seu bebê começar a levantar a cabeça do chão para olhar horizontalmente. Para estimular essas grandes habilidades motoras, mude a posição do seu filho com frequência. Por exemplo, desloque-os de costas para a barriga e do berço para o chão.
Como ajudar o bebê a sentar-se
Para ajudar seu bebê a se sentar, tente segurar os braços dele quando ele estiver de costas e puxe-o suavemente para a posição sentada. Eles vão gostar do movimento para frente e para trás , então adicione alguns efeitos sonoros divertidos para torná-lo ainda mais emocionante.
Além do mais, quando você perceber que eles estão mantendo a cabeça mais firme – e eles são capazes de se erguer em posições mais altas – ajude-os a sentar-se com assistência por cinco a dez minutos algumas vezes por dia. Coloque-os em seu colo para que a cabeça e as costas dela encostem em seu peito, sente-os em um assento de apoio para bebês (seguindo todas as precauções de segurança) ou use travesseiros para apoiá-los.
Dr. Heyrman sugere outra maneira de aprender: sedução. Os bebês adoram se olhar no espelho, então coloque um um pouco alto demais para eles verem; isso irá incentivá-los a sentar-se.
Sentados por conta própria
À medida que seu bebê fica mais forte, ele poderá sentar-se por alguns segundos quando você o colocar na posição sentada. Eles serão vacilantes no início e não durarão mais do que um ou dois segundos – mas, apesar do tombo e do tombo, eles estão aprendendo. A prática leva à perfeição, então seja paciente (e certifique-se de nunca estar a mais de um braço de distância para pegá-los). ” Aos 6 meses “, diz o Dr. Heyrman, “a maioria dos bebês deve ser capaz de se sentar por um ou dois segundos sozinho”.
A posição do tripé
Quando um bebê está aprendendo a sentar, ele geralmente estende um ou ambos os braços para ajudar a estabilizar o tronco, essencialmente transformando os braços em um suporte para sustentar o peso do corpo. Isso é chamado de posição sentada do tripé. Lembre-se de que seu bebê ainda está desenvolvendo equilíbrio enquanto está sentado e também pode se distrair com o ambiente, portanto, a supervisão é fundamental!
Fazendo melhorias
À medida que a força muscular do seu bebê melhora, ele poderá sentar-se um pouco mais, mas provavelmente ainda cairá quando ficar excitado e chutar as pernas. Eles desenvolverão mais controle quando começarem a se sentar na posição do tripé, diz o Dr. Pitner. Depois que seu filho ficar melhor sentado, ele começará a girar em diferentes posições e aprenderá a balançar para frente e para trás para ficar de joelhos. Outro marco vem a seguir: rastejar!
Segurança para bebês sentados
Uma vez que seu bebê pode sentar-se sozinho, você precisará fazer alguns ajustes no quarto dele . Aos 6 meses, eles pegarão tudo à vista, então verifique os arredores do berço e coloque itens perigosos fora de alcance. Por exemplo, você deseja remover celulares e outros itens pendentes. Certifique-se também de que eles não caiam de cadeiras, sofás e outros móveis.
Produtos para ajudar a sentar o bebê
Faça sua pesquisa se estiver planejando usar produtos para ajudar o bebê a sentar-se (como travesseiros Boppy e assentos Bumbo). Alguns assentos de apoio para bebês limitam seus movimentos naturais, portanto, devem ser usados apenas para pequenos incrementos de cada vez. Além disso, seu bebê deve sempre ser supervisionado – e no chão – enquanto estiver sentado neles.
Quando visitar o médico
Não se preocupe se seu bebê não estiver sentado na marca de 6 meses. Cada bebê se desenvolve de forma diferente e há uma ampla gama de “normais” quando se trata de atingir os marcos, diz o Dr. Moorjani. Com um pouco mais de tempo e paciência, seu bebê provavelmente começará a se sentar. Mas se eles ainda não estiverem sentados por pelo menos alguns minutos quando estiverem com 9 meses, mencione isso ao seu pediatra.