Seus filhos podem ajudar nas tarefas domésticas e (acredite) isso é muito importante para eles.
Seus filhos podem ajudar nas tarefas domésticas e (acredite) isso é muito importante para eles.
Em “Por que as tarefas domésticas são importantes”, Catherine Newman, nos mostra a importância das tarefas domésticas na vida dos nossos filhos.
Essa importância é fundamental para o desenvolvimento da criança, que estará disposta a contribuir. Como a psicóloga e coautora de Chores Without Wars disse “Tarefas são um dos melhores meios que temos para ensinar as crianças sobre como fazer parte de uma família e sobre pertencer, significar e trabalhar em equipe ”.
Entre essas, o envolvimento dos seus filhos no trabalho doméstico trará como benefício o autoconhecimento, como “eu posso fazer isso”, a autoestima, com a valorização e apreciação do trabalho feito. Vários estudos mostram que crianças que ajudam em casa são mais confiantes, resilientes e compassivas, têm melhor desempenho na escola e crescem e se tornam jovens adultos mais bem-sucedidos.
As crianças devem aprender que essas tarefas são importantes para que no futuro sejam capazes de cuidar de sua própria casa. Segundo K. J. Dell’Antonia, quando você lava, cozinha, cuida da casa, são tarefas, mas quando você ensina seus filhos a fazê-las, são habilidades para vida. Como você ensina depende de você.
Se você preferir por uma cultura de colaboração, deve evitar dizer algo do tipo “Essa é sua bagunça, você limpa”, e em vez disso dizer “Como posso ajudar?” e quando seu filho fizer o mesmo, o agradeça pela gentileza.
No início, as tarefas domésticas não são uma forma de fazer menos trabalho para você, são um investimento com o maravilhoso dividendo de passar tempo juntos fazendo uma atividade significativa. Logo mais seu filho lhe perguntará: “Posso ajudar? ”, e como recompensa vocês terão mais tempo de conversas enquanto se ajudam nas tarefas domésticas. Vamos tentar? Pode ser uma experiência bem interessante!