Suas chances de engravidar em todas as idades
Suas chances de engravidar em todas as idades
Familiarizar-se com essas estatísticas de gravidez por idade pode aumentar suas chances de conceber aos 20, 30, 40 anos e além.
Se o seu período é a única vez que você presta atenção à sua fertilidade , você não está sozinho. Para muitas pessoas, os fundamentos de como a concepção funciona e as chances de engravidar em diferentes idades são grandes pontos de interrogação. Considere este seu curso intensivo em Reprodução 101.
Primeiro, vamos começar com o básico: se você tem ovários, você nasceu com 1 a 2 milhões de óvulos, e os óvulos que você tem ao nascer são todos os óvulos que você terá durante sua vida. Na época da primeira menstruação, você terá cerca de 300.000 óvulos.
“Se alguém ovular 500 vezes entre 12 e 52 anos, e se nem todos esses óvulos forem considerados saudáveis, o que resta são alguns poucos óvulos realmente viáveis para a gravidez”, diz Alan Copperman , MD , diretor da Reproductive Medicine Associates de Nova York e codiretor da Divisão de Endocrinologia Reprodutiva e Infertilidade do Hospital Mount Sinai na cidade de Nova York.
Adicionando insulto à injúria, a reprodução humana não é tão eficiente. Há apenas uma semana em seu ciclo durante a qual suas chances são realmente favoráveis - e Deus sabe que poucos de nós podem dedicar uma semana inteira a cada mês para bater botas sem parar em nome da criação de bebês. Portanto, é útil conhecer suas chances de concepção em todas as idades, para que você possa tomar uma decisão informada.
Início dos 20 anos (20 a 24)
“[Quando uma pessoa tem] 21 anos, 90% de [seus] óvulos são cromossomicamente normais, o que aumenta suas chances de conceber um bebê saudável”, diz o Dr. Copperman. Você também tem a idade do seu lado. Para pessoas com ovários, a fertilidade atinge o pico aos 24 anos, em média.
Pessoas com ovários com menos de 25 anos têm 96% de chance de engravidar em um ano se tentarem a cada mês. Se o parceiro masculino tiver menos de 25 anos, as chances caem para 92%. Isso porque muitos problemas de fertilidade entre os casais mais jovens estão do lado do homem. A maioria é facilmente tratável e não requer ajuda de um especialista, a menos que a concepção demore mais de um ano.
Meados dos 20 anos (25 a 29)
Dos 25 aos 34 anos, você tem 86% de chance de engravidar depois de tentar por um ano. Suas chances de aborto espontâneo são de 10%, apenas um pouco maiores do que eram aos 20 anos. Continue fazendo o que tem feito e provavelmente terá um bebê dentro de um ano. Não há necessidade de consultar um especialista até que você tenha tentado ativamente por mais de 12 meses sem sucesso.
Início dos 30 anos (30 a 34)
Suas chances de conceber ainda são altas – até uma taxa de sucesso de 86% para casais que tentam por um ano inteiro. A única grande mudança é que suas chances de aborto espontâneo aos 30 anos aumentaram para 20%.
A sabedoria convencional diz que você não precisa procurar tratamento de fertilidade aos 30 e poucos anos até que esteja tentando há um ano sem sorte, mas alguns médicos recomendam consultar seu obstetra ou médico de cuidados primários se você ainda estiver tendo problemas após nove meses.
“Dessa forma, eles podem identificar quaisquer problemas e tratá-los antes que sua fertilidade comece a diminuir mais rapidamente depois dos 35 anos”, diz o Dr. Copperman.
Meados a finais dos 30 (35 a 39)
“Você ainda tem uma boa perspectiva de engravidar nesta janela, principalmente antes dos 37 anos”, diz Kelly Pagidas, MD , especialista em fertilidade e presidente de Educação Médica da Escola de Medicina do TCU em Fort Worth, Texas. Aos 35 anos, a maioria das mulheres tem 15% a 20% de chance de engravidar em um determinado mês. Isso pode significar uma chance de 78% de conceber dentro do ano.
Mas 35 parece ser o ponto em que a fertilidade para pessoas com ovários diminui. “O motivo mais comum é a redução da qualidade dos ovos”, explica o Dr. Pagidas. “Você pode ter muitos óvulos para trabalhar, mas é provável que eles tenham mais defeitos cromossômicos que afetam sua viabilidade”. Você também corre um risco um pouco maior de aborto espontâneo, uma gravidez complicada por anormalidades cromossômicas como a Síndrome de Down ou uma gravidez anormal com coisas como pré-eclâmpsia e diabetes.
Aproximadamente 30% das mulheres de 35 anos podem levar um ano ou mais para conceber. Os médicos não querem que você espere tanto tempo para descobrir se você é um deles. O tempo é essencial e, se você estiver tendo problemas para engravidar depois de seis meses, consulte seu ginecologista imediatamente para fazer alguns testes. A inseminação intrauterina (IUI) é uma tecnologia de reprodução assistida menos invasiva que pode funcionar, especialmente em casos de anormalidades espermáticas, mas a fertilização in vitro (FIV) também pode ser uma excelente opção de tratamento.
Finalmente, esta é sua última chance de congelar óvulos viáveis para uso posterior, caso prefira não engravidar agora. “Uma mulher pode congelar seus óvulos até os 40 anos; então ela pode voltar anos depois e ter uma boa chance de engravidar mesmo em seus 40 anos”, diz Steven R. Bayer, MD , um endocrinologista reprodutivo da clínica de fertilidade de fertilização in vitro de Boston.
Início dos anos 40 (40 a 44)
Com o avanço da idade, a qualidade e a quantidade dos ovos diminuem. Nesta fase, você está enfrentando alguns desafios que podem dificultar a concepção e a gravidez.
“No momento em que ela está na casa dos 40 anos, 90% dos óvulos de uma mulher são cromossomicamente anormais”, diz o Dr. Copperman. O auxílio das tecnologias reprodutivas torna-se mais comum nessa época, e não apenas pela questão dos óvulos.
Pode haver mais problemas com parceiros masculinos mais velhos, e algumas pessoas relatam um aumento nos problemas de revestimento uterino com a idade. O revestimento uterino afina e o suprimento de sangue diminui com a idade, dificultando a implantação do óvulo.
As pessoas que se aproximam da menopausa também podem ver seus ciclos encurtados. (O início da menopausa ocorre geralmente entre 40 e 60 anos.) “Isso significa que, à medida que o ciclo diminui, a ovulação ocorre mais cedo no ciclo, logo no nono dia”, explica o Dr. Bayer. “Você precisa certificar-se de ajustar o momento da relação sexual em torno da ovulação de acordo.”
A regra geral nessa idade para a concepção natural é fazer sexo dia sim, dia não, na época da ovulação. Um bom sinal de que você está chegando perto da ovulação é o aumento da produção de muco cervical claro, escorregadio e elástico (o que alguns descrevem como a consistência de clara de ovo crua). Um kit de previsão de ovulação (OPK) também pode ajudar no momento do sexo. Se a concepção estiver demorando mais de três meses, consulte seu médico imediatamente.
Para mulheres com mais de 40 anos, o tratamento conservador com inseminações apresenta baixo índice de sucesso; a melhor opção é a fertilização in vitro.
45 anos ou mais
Aos 45 anos, a probabilidade de uma mulher engravidar não passa de 3% ou 4%. Isso não quer dizer que seja impossível, mas as tecnologias de reprodução assistida (ART) são quase sempre necessárias, sendo a fertilização in vitro a mais comum.
“Os poucos óvulos que restam podem ter anormalidades cromossômicas, portanto, a triagem antes da fertilização in vitro é crítica”, diz o Dr. Copperman. As taxas de sucesso estão entre 0% e 1%, e a maioria das clínicas recomenda o uso de óvulos doados por uma mulher mais jovem para quem deseja engravidar entre 46 e 50 anos.
Para uma mulher na casa dos 40 anos que deseja ter uma gravidez biológica, usar um óvulo doado é a melhor aposta. “É bastante fácil para uma mulher saudável conseguir e manter uma gravidez se o óvulo for de uma mulher saudável de 25 ou 30 anos”, diz o Dr. Bayer. “Mesmo se ela estiver na menopausa, as taxas de sucesso são de cerca de 60% a 65%.”
Como aumentar suas chances de engravidar em qualquer idade
Independentemente da sua idade, você pode maximizar suas chances de conceber a cada mês, descobrindo exatamente quando você ovula.
“A ovulação geralmente ocorre 14 dias antes da próxima menstruação, não importa a duração do seu ciclo”, diz o Dr. Bayer. Por exemplo, se você tem um ciclo de 34 dias, você ovula por volta do dia 20; uma pessoa com um ciclo de 26 dias ovularia no dia 12. Seja qual for a data da ovulação, planeje fazer sexo com o pênis na vagina nos cinco dias anteriores a esse dia e nos dois dias seguintes.
“Você saberá que está se aproximando da ovulação quando começar a produzir muco cervical claro e escorregadio, que começa um a quatro dias antes da liberação do óvulo”, diz o Dr. Bayer. Outro bom preditor é um kit de ovulação. “Quando mostrar que você está se preparando para ovular, tenha relações sexuais nos próximos dois dias para pegar a janela fértil . Você tem 24 a 36 horas para fazer sexo na janela ideal”, explica o Dr. Bayer.
https://www.parents.com/getting-pregnant/trying-to-conceive/up-your-chances-of-getting-pregnant-at-every-age/