Um estranho no ninho: recém nascido chegando, ciúmes aumentando! Como lidar com essa novidade?

Combatendo o ciúme entre irmãos

Finalmente, você e seu novo bebê estão voltando para casa. Seu filho mais velho está esperando por você e todos estão animados. Avance 2 semanas e agora as coisas mudaram.

Seu filho mais velho está chorando o tempo todo, irritado e hostil com o bebê. Ele estava tão animado enquanto esperava pelo bebê, por que a mudança? Bem-vindo à rivalidade entre irmãos – mesmo em uma idade muito jovem.

Domando a rivalidade entre irmãos

Veja isso da perspectiva do seu filho mais velho: antes do bebê, ela tinha toda a sua atenção. Vocês estavam esperando o novo bebê juntos; vocês estavam fazendo planos juntos. Vocês eram uma equipe. Agora você está gastando seu tempo segurando e alimentando o bebê e, para ele, você está tão ocupado que ele se sente excluída.

Mesmo que você esteja fazendo coisas para incluir seu filho mais velho, do ponto de vista dele, ele agora é um estranho neste novo relacionamento. Siga estas dicas para atraí-los de volta e deixá-los ver como são importantes para você:

Pense sobre posicionamento: Quando seu filho mais velho vem para visitá-lo no hospital, você está esperando por ele ou segurando o bebê? Se você está segurando o bebê, suas mãos estão ocupadas e você não pode abraçá-lo. Isso envia uma mensagem visual negativa para seu filho. O mesmo vale para quando você chega em casa. Planeje ficar com as mãos livres para recebê-la de braços abertos!

Corte o ciúme antes que comece: esteja atenta ao ciúme e lide com ele de forma proativa. Inclua seu filho mais velho em atividades com e perto do bebê. Dê a ela tarefas simples, como conseguir uma fralda ou escolher uma roupa. Faça escolhas simples: ‘Ariel deve usar a camisa amarela ou rosa? ‘ Siga o que seu filho mais velho aconselha; as crianças absorvem mais do que acreditamos.

Reconheça seus sentimentos: Quando eles dizem: “Mamãe, gostaria que o bebê fosse embora agora!” Responda positivamente: “Sim, o novo bebê dá muito trabalho! Ela é parte da nossa família e precisa de nós para cuidar dela. Ambos temos um grande trabalho a fazer; Eu realmente preciso da sua ajuda agora!

Reserve um tempo especial com seu filho mais velho: façam coisas que amam juntos: vão ao parque, leiam livros, assem biscoitos – tudo o que vocês sempre gostaram de fazer juntos. Diga a ela o quão importante ela é para o bebê. Ela é uma das primeiras professoras e primeiras amigas do bebê. Mostre-lhe como, pelo exemplo, ela pode ajudar a ensinar o bebê a sorrir e a rir.

Original em: https://www.health4mom.org/intruder-house-dealing-jealousy-new-baby-comes-home/