Mães, será que é possível equilibrar família, trabalho e escola?

Equilibrando Trabalho, Escola e Família

As demandas aceleradas da vida moderna fazem com que muitos de nós lutemos com prioridades conflitantes, enquanto lutamos para manter um senso de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. E quando a supermãe (ou papai!) Volta para a escola, encontrar mais horas em um dia já longo pode parecer impossível.

De acordo com o Center for Economic and Policy Research , os EUA são um dos dez piores países para o equilíbrio entre vida profissional e familiar. Especialmente durante a pandemia de COVID-19, as intermináveis ​​reuniões de zoom confundiram os limites entre o tempo gasto trabalhando e relaxando. Fazer malabarismos com família, trabalho e escola pode ser exaustivo até para os pais mais organizados e dedicados. Mas com um pouco de planejamento e priorização, você pode encontrar o equilíbrio que todos ansiamos.

Programe dias “somente para a família”

Você pode estar pensando, “minha agenda já está cheia, e agora você quer que eu agende outra coisa?” No entanto, se você é do tipo que gosta de organização e segue sua programação religiosamente, talvez se beneficie de dedicar algum tempo a cada semana apenas para sua família.

Não só o calendário de suas atividades no início do mês ajuda a garantir esse tempo, mas também pode ajudá-lo a viver o valor fundamental de “Família em Primeiro Lugar”, agendando tudo o mais para esse tempo precioso.

Dedique uma hora “meu tempo”

Dedicar pelo menos 1 hora por dia a algo de que você realmente goste não é bom apenas para sua saúde mental, mas também pode ajudá-lo a ser mais produtivo no trabalho e na escola. Passe esse tempo malhando, caminhando, lendo, meditando, assistindo TV ou até mesmo tirando uma soneca.

O segredo é fazer algo de que goste e que permita romper com suas responsabilidades diárias. Você pode até considerar a possibilidade de incorporar um tempo com a família nesse intervalo – transforme aquela caminhada matinal em uma caminhada em família.

Elimine atividades extracurriculares

Vamos enfrentá-lo, conciliar trabalho e escola já é um desafio suficiente. Adicione tempo para a família e amigos, e esse ato pode levar até o pai mais energizado ao limite. Para manter algum equilíbrio, reexamine suas prioridades e retire temporariamente algumas coisas de sua programação.

Faça uma lista de suas atividades, da mais essencial à menos importante. Este exercício pode ajudá-lo a determinar quais atividades devem ser eliminadas de sua programação – pelo menos por enquanto. Mantenha seus objetivos em mente e lembre-se de que essa temporada escolar não durará para sempre. Após a formatura, você pode retornar a essas atividades se ainda forem importantes para você. Nesse ínterim, diminuir sua programação pode ser exatamente o que você precisa para ter sucesso e, ao mesmo tempo, criar o equilíbrio que deseja.

Redefina o sucesso

Você já ouviu a frase “C’s obtêm diplomas”? Há sabedoria aqui! Existem épocas na vida de todos em que, para ter sucesso, precisamos ajustar nossos padrões e expectativas. De acordo com uma pesquisa da Grand Canyon University, a maior barreira para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional para a maioria de nós é o perfeccionismo. A necessidade de manter consistentemente o desempenho máximo, obter as notas mais altas e permanecer na disputa pelo funcionário, parceiro ou pai do ano pode ser opressora e prejudicial.

Deixe de lado a necessidade de “ser o melhor” e reconheça que às vezes um desempenho “C” é bom o suficiente. Isso permite que você alcance seus objetivos enquanto mantém seu próprio bem-estar e está presente para seus entes queridos.

Aprenda a dizer não

Se você passou a vida inteira dizendo sim a todos os pedidos e preenchendo cada hora com atividades, agora pode ser a hora de mudar. Se a necessidade de “agradar às pessoas” deixou você se sentindo sobrecarregado, dizer “não” pode ser libertador!

Embora possa parecer desconfortável no início, dizer “não” a coisas que não são essenciais pode ajudá-lo a criar limites e encontrar o equilíbrio. A verdade é que as pessoas que o amam e respeitam compreenderão e ainda estarão lá quando você estiver pronto para assumir mais responsabilidades novamente.

Peça por ajuda

Se você acha que é demais para gerenciar, seja honesto sobre como está se sentindo. A maioria dos empregadores e professores entende que “a vida acontece” e todos nós precisamos de ajuda às vezes. Não há problema em pedir uma extensão de uma tarefa ou até mesmo tirar um “dia de saúde mental” ocasional. Você não só sentirá uma sensação de alívio quando permitir que as pessoas o ajudem, mas também será mais produtivo sem o estresse adicional de assumir mais do que pode suportar (Karambelas, 2019).

Fazer malabarismos bem-sucedidos entre família, trabalho e escola exige que você priorize sua saúde mental e física. Deixar de se priorizar pode levar ao fracasso em todas as outras coisas que são importantes para você. Escolas e empresas estão finalmente começando a reconhecer a importância da saúde mental de alunos e funcionários. Eliminar o estresse de um prazo impossível e, melhor ainda, fazer isso sem ter que tirar uma noite inteira, pode ser uma virada de jogo. O sono e o alívio do estresse podem ser apenas o catalisador de que você precisa para encontrar a energia para se desenvolver durante este capítulo intenso.

Se 2020 nos ensinou alguma coisa, é que não há promessa do amanhã e devemos cuidar de nossos entes queridos enquanto podemos. Trabalho e escola sempre estarão presentes, mas o tempo com a família é precioso. Aproveite o tempo para valorizar seus entes queridos, manter sua saúde mental e se divertir ao longo do caminho!  https://www.health4mom.org/balancing-work-school-family/