Home-office e saúde mental: o que pode ajudar a manter as coisas sob controle.
Home-office e saúde mental: o que pode ajudar a manter as coisas sob controle.
https://www.parents.com/syndication/how-to-keep-your-mental-health-in-check-if-you-work-from-home/
É mais difícil do que você imagina.
Trabalhar em casa parece um sonho que se tornou realidade: você não precisa se deslocar, pode trabalhar de pijama e não há colegas de trabalho respirando em seu pescoço o dia todo. Mas por mais ideal que o teletrabalho possa parecer, algumas pesquisas sugerem que trabalhar em casa pode ser prejudicial à saúde mental de um funcionário.
RELACIONADOS: 5 mitos sobre como trabalhar em casa
Todos os empregos têm seus prós e contras, portanto, enquanto alguns funcionários prosperam trabalhando em seu escritório em casa, em um café ou no sofá, outros podem precisar de um pouco mais de feedback social.
Ryan Hooper, psicólogo clínico em Chicago, disse ao HuffPost que trabalhar em casa pode muitas vezes levar a sentimentos de desconexão e isolamento. “Para algumas pessoas, o feedback e o ciclo de incentivo do ambiente de trabalho são essenciais para suas funções”, explicou Hooper. Obter o feedback imediato, que geralmente é fácil em um ambiente de escritório, ou mesmo apenas interagir com colegas de trabalho pessoalmente, pode ser benéfico para os funcionários que se sentiriam fora de alcance em um ambiente doméstico.
RELACIONADO: Como conseguir um emprego que o deixará trabalhar de qualquer lugar
Embora você possa pensar que trabalhar em casa pode ser libertador para pessoas que ficam muito estressadas no escritório, também pode causar ansiedade e culpa porque os trabalhadores sentem uma necessidade constante de parecer “ocupados”. Sentir que precisa “provar” que está sendo produtivo e que é um trabalhador que vale a pena pode tornar o ambiente tóxico em casa ou no escritório.
Também pode ser difícil para os funcionários que trabalham em casa encontrar um equilíbrio entre trabalho e recados pessoais durante o dia.
“Pode ser muito útil fazer algumas tarefas domésticas no meio do dia de trabalho, como trocar de roupa ou pegar uma criança na escola”, disse Cara Maksimow, uma assistente social clínica licenciada e terapeuta, ao HuffPost. “Mas os limites entre o trabalho e a casa podem se confundir e dificultar ‘desligá-lo’.”
RELACIONADO: Coisas fáceis de fazer para evitar que você leve o trabalho para casa com você
Alguns funcionários que trabalham em casa podem ficar tão envolvidos com os negócios pessoais que não conseguem terminar o trabalho quando precisam, enquanto outros podem ter dificuldade em definir um “fim” definitivo para seu dia de trabalho, o que pode afetar sua vida doméstica.
“Ser um self-starter, manter uma boa organização e ser um grande comunicador são importantes para trabalhar em casa”, disse Hooper. Ele também observou que as pessoas com ansiedade ou depressão podem se sair melhor trabalhando em um escritório de apoio, em vez de teletrabalho.
RELACIONADOS: 4 maneiras simples de finalmente encontrar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Se você está lutando com a vida de trabalhar em casa, tente tornar as coisas mais fáceis para você criando um espaço de trabalho e uma programação definidos. No escritório, isso é fácil, mas os trabalhadores domésticos podem descobrir que suas horas ficam turvas com o passar do tempo.
Maksimow também observou que dedicar algum tempo para o autocuidado, como exercícios ou meditação, é essencial para qualquer trabalhador em casa. “Desconectar-se do trabalho é um componente importante para se sentir renovado e motivado”, disse ela. Então, largue esse laptop no final do dia e fique à vontade para dar um passeio lá fora. Sua mente vai agradecer.
Este artigo foi publicado originalmente em TravelandLeisure.com.