A melatonina afeta a fertilidade?

A melatonina afeta a fertilidade?

Milhões de pessoas têm problemas para dormir, mas a melatonina é segura – principalmente para quem está tentando engravidar?

Muitos americanos tomam melatonina para adormecer. De fato, de acordo com o  Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos Institutos Nacionais de Saúde, o suplemento é usado por milhões de adultos (e crianças) . Mas a melatonina é segura? O sonífero pode afetar sua capacidade de conceber ou interferir no controle de natalidade? Aqui está tudo o que sabemos sobre melatonina e fertilidade.

O que é melatonina?

A melatonina é um hormônio que ocorre naturalmente em seu corpo. É produzido ao longo do dia para ajudar a regular o seu sono. Ele também gerencia seu relógio interno, ou ritmo circadiano, e pesquisas sugerem que a melatonina desempenha outros papéis importantes – incluindo a regulação da temperatura do seu corpo.

“A melatonina, que é produzida naturalmente no cérebro, ajuda a regular os padrões de sono, diminuindo a atividade das células nervosas que produzem os hormônios da vigília”, diz Robert Pagano , treinador certificado em ciências do sono e cofundador da Sleepline. “Os níveis de melatonina são altos à noite e baixos durante o dia. No entanto, os níveis de melatonina geralmente aumentam com o sol, aumentando ao longo do dia.”

Dito isto, vários fatores podem afetar a produção de melatonina, incluindo estresse, idade e exposição a muita luz à noite. É por isso que algumas pessoas tomam suplementos de melatonina.

A melatonina afeta a fertilidade?

Muitas pessoas se perguntam, você pode tomar melatonina enquanto tenta engravidar? Como outros medicamentos e suplementos,  a melatonina pode afetar a fertilidade – mas não da maneira que você imagina. Estudos mostram que a melatonina, que é um antioxidante, pode auxiliar na reversão do dano oxidativo aos oócitos, melhorando assim a qualidade dos óvulos e resultando em maiores taxas de prenhez

“A melatonina realmente demonstrou melhorar a fertilidade”, diz Angela Grassi, fundadora e autora de The PCOS Workbook . “Isso ajuda a melhorar a qualidade dos óvulos e pode diminuir a insulina… e a melatonina pode ser particularmente útil para mulheres com síndrome dos ovários policísticos, ou SOP”.

Em suma, a melatonina pode ser uma ferramenta útil no manejo da fertilidade.

A melatonina pode cancelar os efeitos do controle de natalidade?

A melatonina não anulará os efeitos do controle de natalidade (em outras palavras, geralmente é considerado “seguro” tomar o sonífero e um contraceptivo oral). Dito isso, tomar os dois em conjunto pode causar outros problemas.

“Estudos indicam que os hormônios – progesterona e estrogênio – em uma pílula anticoncepcional combinada ajudam a promover o sono”, explica um artigo do Medical News Today. “Por esse motivo, uma pessoa que toma anticoncepcionais hormonais e melatonina pode experimentar efeitos relacionados ao sono mais pronunciados … [e] é possível que tomar ambos possa aumentar o risco de sonolência durante o dia e outros efeitos colaterais da melatonina”. Esses efeitos colaterais incluem dores de cabeça, tontura, depressão e sonhos estranhos.

É importante falar com seu médico antes de iniciar qualquer novo medicamento ou suplemento. A melatonina não é monitorada pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA. A dosagem também não é regulamentada e os dados sobre a melatonina são limitados. No entanto, a maioria dos médicos considera a melatonina relativamente segura.

Fonte: https://www.parents.com/getting-pregnant/fertility/melatonin-and-fertility/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *